Imposto de Renda 2019: prazo para entregar declaração começa nesta quinta 07 março

Uma das opções que podem facilitar a vida do contribuinte ao fazer a declaração do Imposto de Renda é o uso do Certificado Digital. A ferramenta agiliza todo o processo de preenchimento e validação dos dados, diminui os riscos de retificações e de cair na malha fina.

De uso obrigatório para as empresas, o Certificado Digital passa a ser cada vez mais utilizado também por pessoas físicas. Elas podem contar com a tecnologia para acessar com segurança o ambiente virtual e realizar transações bancárias, assinar documentos eletronicamente, ter acesso a Serviços de Atendimento Virtual e muitas outras vantagens.

O Certificado Digital é uma ferramenta que possibilita a identificação do seu usuário, ou seja, é uma identidade eletrônica que possui chaves criptografadas - uma garantia de que quem está enviando os dados é mesmo o dono do certificado.

O uso do Certificado Digital na entrega da Declaração do Imposto de Renda contempla uma série de benefícios, entre eles maior agilidade, redução de custos e mais segurança. Com a assinatura digital, as informações e o documento entregue têm validade jurídica, garantindo a integridade e a autenticidade do arquivo enviado.

Para quem possui o Certificado Digital, a Receita Federal disponibiliza a declaração pré-preenchida. Como o próprio nome diz, ela já vem com alguns dados preenchidos, como rendimentos, deduções, bens e dívidas, e está disponível para download no Portal e-CAC.

Cuidado!

Para assinar eletronicamente, o contribuinte precisa procurar uma Autoridade Certificadora que emita Certificado Digital no padrão de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil.

Para a obtenção de um Certificado Digital, o interessado deve providenciar documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), RG ou Carteira de Identidade, além de comprovante de residência de até 3 meses antes da data de validação presencial.

Para a validação do Certificado Digital, é obrigatório que o futuro titular compareça na data de agendamento à Autoridade Certificadora com todos os documentos listados. O certificado pode ser adquirido nas mídias smart card ou token, ou ser instalado em um computador e ser utilizado apenas nele.

Então chegou a hora de fazer seu Imposto de Renda. Consulte seu Contador e veja quais são as vantagens em entregar sua declaração usando um Certificado Digital.

Sou agente autorizado a realizar a emissão e confecção de certificados digitais. 

Ligue e agende seu horário pelo telefone (24) 98155-0622